Emigração? Sonho ou Ilusão?

19:34

Muita gente já me perguntou como é estar fora e aprender um idioma diferente do português, e como é possível não ter dinheiro agora.

Bom pois aqui vem a saltar a minha opinião.
Eu vivi quase 8 anos em Espanha (La Seu d'Urgell e em Ponts), e como tantas outra pessoas, afirmo a pés juntos que emigrar esta mais além de ir para um pais e ganhar dinheiro. Primeiramente tens que ter algumas bases, eu fui tinha 12 anos com a minha mãe e as minhas irmãs, não foi nada fácil deixar amigos família e muitas coisas e posso vos dizer que vivia muito precariamente (com o mínimo do mínimo), chorei muito fiquei longe do meu pai, mas não tinha escolha, foi para meu bem e para um futuro. 


Uma vez la tivemos que escolher muitas opções e abdicar de muita coisa, apesar de se ganhar mais os gastos também são mais e as exigências de igual modo. Varias vezes planeamos voltar com a saudade a apertar, apesar da boa vida pouco tempo estávamos juntos. Pois quando vivia "cega" do mundo achava ser mais feliz (ou mais bem tinha mais família em redor)

Recordo que não me adaptei nada bem nos primeiros, segundos e nunca a escola. Quando se é estrangeiro é se olhado de modo diferente de lado, burlado e mais se não entende o idioma será seguramente o objectivo do gozo. Sim sofri bullyng, agressões e muito gozo primeiramente por ser de outro pais e depois por ser mais gordinha.  E sim enfrentei sim, mas da pior maneira prejudicando-me, deixei os estudos...

Tive de optar ao longo dos anos por escolher amigos que me entendessem e de alguma forma alguns com quem me identifica-se, diverti-me, gozei a vida. E bom tudo o bom se acaba, neste caso foi mais o sentimento de perder tudo, ficamos com medo disso, e a situação da crise estava de tal modo que ja vivíamos como se estivéssemos no nosso pais (trabalhar so mesmo para comer).
Então chegou a altura de decidir voltar, de novo foi duro, ter de abandonar as novas amizades e tudo o que tínhamos construído, mas no fim de contas ja tínhamos lutado por varias coisas e não viemos de mãos a abanar.

Agora quando me perguntam se nunca pensei em voltar para lá, a minha resposta é sempre a mesma.
"Sim mas tenho muita coisa a perder agora!"

Muita coragem a todos os emigrantes ja que são pessoas que são grandes por abandonar o seu pais para dar um futuro a si mesmos ou aos seus, e gente que sabe quando deve regressar e com o orgulho em mão e sem vergonha!

You Might Also Like

0 comentários

Follow Me