Blog

Tretas do novo acordo ortográfico.

11:18

Muita gente sabe , e muita gente não sabe, que estive alguns anos a viver em Espanha e a 5 anos é que voltei para Portugal. Claro que quando estamos num pais estrangeiro nos tentamos de imediato habituar a língua e mais eu estava naquele tempo na escola tive mesmo essa necessidade, deixando ate de lado o Português. Quando voltei a portugal tive alguma dificuldade a escrever algumas palavras similares (ainda hoje cometo gafes). E quando por fim sinto que os meus erros ja são menores... Decidem mudar tudo de uma vez e aplicar um novo acordo ortográfico. Faz-me sentir tão idiota por vezes que me da quase vontade de voltar a primaria para discutir como se escreve "arquitecta" que agora é arquiteta :O... Enfim... Desabafos parvos aqui de esta meia pessoa meia gente.

You Might Also Like

7 comentários

  1. O único que não concordo é o "pára" passar para "para". Se não tivesse colocado aspas, ficava tudo a toa ahah mas concordo com o retirar dos C's, não estavam lá a fazer nada :)
    beijinhos **
    http://juksmakeup.blogspot.pt

    ResponderEliminar
    Respostas
    1. tal como o "cágado" e "cagado" faz-me imensa confusão :O

      Eliminar
    2. Atenção que a palavra "cágado" não tem qualquer alteração com o acordo (este não mexe na acentuação das palavras esdrúxulas). Essa proposta existiu no projecto de 1986, mas foi, evidentemente, posta de parte. "Facto" também permanece com o cê,
      Quanto aos cês e pês, faziam toda a falta pelo valor diacrítico (de acentuação) reconhecido pelo próprio Antônio Houaiss (um dos ideólogos do acordo), para manter consistência com palavras cognatas onde efectivamente se pronunciam e para distinção de outras palavras (como "óptico" que passou a "ótico" que se refere aos ouvidos e não à visão; de resto, no Brasil continua a grafar-se com pê...). Além disso suprimiram-se acentos necessários, bem como hífenes que tornam algumas palavras irreconhecíveis, ridículas ou difíceis de ler ("corréu", "conarrar", "cooócito", "cocolaborador, "retouretral", "semirreta", etc.).
      Enfim, uma lástima de acordo.

      Eliminar
    3. Não sabia isso do Cágado, quanto ao resto ja tinha sim conhecimento e não teria dito nada melhor, muito bem explicado, mas sim ista faz mesmo com que muitas palavras fiquem quase incompreensíveis

      Eliminar
  2. Respostas
    1. verdade, certo é que a palavras onde dispensavam os acentos e tal mas assim de esta maneira :O. acho que a que mais confusão me ira fazer era o "para" (pára e para)

      Eliminar

Follow Me